Lean Manufacturing e suas Ferramentas

Quando o assunto é qual filosofia de melhoria contínua seguir, logo nos vem a cabeça o Seis Sigma ou o Lean Manufacturing. Por conta do forte apelo estatístico e da necessidade de se comprovar os problemas com dados pregado pelo Seis Sigma, muitas empresas preferem adotar o Lean Manufacturig, acreditando ser uma filosofia mais simples, e realmente ele é menos burocrática.


Assim como a própria tradução literal já diz, o Lean Manufacturing é a Produção Enxuta. Produzir de forma enxuta, nada mais é do que eliminar os desperdícios no processo. Como vimos no post da semana passada, os japoneses identificaram 7 desperdícios, lembrando que o conceito de desperdício é se o cliente não está disposto a pagar então é um desperdício.


Para conseguir reduzir ou eliminar os desperdícios no sistema produtivo os japoneses criaram algumas técnicas e ferramentas objetivando alcançar os 4 pilares do Lean:

Como vimos o universo do Lean Manufacturing é bem robusto, temos uma infinidade de técnicas e ferramentas que podem ser utilizada. Vale ressaltar que para se ter o Lean implementado em sua empresa não precisa necessariamente adotar todas as ferramentas, na prática as empresas escolhem qual pilar deseja priorizar e baseado nele escolhe quais ferramentas será utilizada.


Nas próximas semanas vamos abordoar cada ferramenta com uma maior aprofundamento e abordagem. Além disso vale ressaltar que algumas ferramentas e desperdício podem ser aplicados em mais de um pilar, aqui buscamos deixar parametrizar de acordo com nossas experiências. Caso tenha uma visão diferente, por favor, deixe o seu comentário abaixo.




Posts Em Destaque
Arquivo