Belts - As qualificações Seis Sigma

O modelo de gestão Seis Sigma é baseado em três pilares: Envolvimento da alta direção, Aplicação de um método estruturado e Geração de lucratividade. Além destes, há um quarto fator muito importante para o sucesso do Seis Sigma que é Qualificação das Pessoas.


A forma encontrada pela Motorola para diferenciar o nível de qualificação das pessoas no Seis Sigma foi chamá-los de Belts. Basicamente foram criados cinco níveis de qualificação: White, Yellow, Green, Black e Master Black Belt. O que difere um nível do outro é a complexidade das ferramentas utilizadas o que permite resolver problemas mais difíceis conforme maior o nível belt, embora vale lembrar que o método é o mesmo, DMAIC.

White Belt - Primeiro nível da qualificação Seis Sigma, na qual o profissional é qualificado a compreender a necessidade da melhoria contínua dos processos através da aplicação de um método estruturado para análise e resolução de problemas. A função do White Belt na execução dos projetos é ser participante.


Yellow Belt - Nível onde as ferramentas estatísticas começam a ser inseridas no método de forma que o profissional tem a possibilidade de analisar e resolver problemas um pouco mais complexos. O Yellow Belt já possui autonomia para conduzir projetos de baixa complexidade sozinho.


Green Belt - Este sem dúvidas é o nível mais conhecido e exigido pelas organizações. Pois nele o profissional é qualificado em grande parte das ferramentas estatísticas, o que possibilita que ele atue nos principais problemas da organização. O Green Belt na maioria das vezes é o líder dos projetos de alta complexidade.


Black Belt - No nível Black Belt em grande parte das organizações o profissional trabalha focado em melhoria contínua, pois esta é a razão de viver da sua função. Ele trabalha oscilando entre todos os níveis hierárquicos da organização, uma vez que faz a definição dos projetos alinhados ao planejamento estratégico com a alta direção e em um segundo momento faz a qualificação dos funcionários (Green e Yellow Belts) e o coaching na execução dos projetos.


Master Black Belt - Este é o nível pleno dos conhecimentos no Seis Sigma, na qual o profissional possui anos de experiência na gestão dos projetos Seis Sigma. Basicamente o Master executa as mesmas atividades do Black Belt, porém em uma escala de proporção muito maior. Enquanto a atuação do Black é focada em uma fábrica, o Master é responsável por várias fábricas que compões uma região.


Não há um órgão ou entidade que certifique a qualificação Belt oficialmente, e também não existe prazo de validade para a certificação adquirida. Em regras gerais as empresas e consultorias trabalham com dois fatores chaves para a certificação: Participação em Treinamento + Execução prática de um projeto.


Os conhecimentos no Seis Sigma é um atributo muito apreciado pelas empresas ao contratar profissionais para as mais diversas áreas de atuação. O único cuidado que deve ser tomado ao escolher um curso de qualificação Belt, é comparar as ferramentas ensinadas pela empresa com as ferramentas ensinadas nos cursos de outras empresas com a mesma qualificação.



Posts Em Destaque
Arquivo