TPM - Modelo de Gestão ou Ferramenta?

A implementação do TPM (Total Productive Maintenance) é um assunto muito discutido nas empresas de bens, ou seja, empresas que possuem áreas produtivas com máquinas e operadores. Este fato acontece devido os inúmeros ganhos produtivos obtidos com este programa.

O TPM teve origem no Japão pós-guerra, e foi apresentado ao mundo ocidental como parte do Lean Manufacturing. Graças a isto, boa parte das pessoas acreditam que o TPM é uma ferramenta, ou seja, que é um instrumento utilizado para facilitar a execução de determinada atividade, no caso atuar no pilar de máxima disponibilidade.


Conceitualmente utilizar o TPM como uma ferramenta não está errado, contudo é importante frisar que o programa TPM que teve e tem sucesso nas empresas japonesas é tratado como um modelo de gestão, ou seja, ele é o conjunto de atividades executadas para administrar a empresa, fazendo uma analogia ele é o "cérebro", é quem define as regras e procedimentos.

Na prática o que vai diferenciar qual TPM implementar será a cultura de melhoria contínua e de gestão já utilizadas pela empresa. Uma vez que se empresa não possui nada, ou está passando por uma reestruturação, faz sentido adotar o Modelo de Gestão TPM, pois ele vai atuar e contribuir para sobre todos os processos da empresa.


Por outro lado, se a empresa já tem um Modelo de Gestão estruturado, e deseja implementar o TPM, o caminho será utilizar conceitos específicos do TPM que não estão dentro do Modelo atual. Por exemplo: atividades da Manutenção Autônoma, focado em capacitar o operador para identificar / executar pequenos reparos. Nesta condição o TPM passa a ser uma das ferramentas do Modelo de Gestão da empresa.


Em muitas empresas o TPM, assim como outras iniciativas de melhoria contínua, começa bem e morre em alguns meses devido o conflito com o Modelo de Gestão já estabelecido, por isso pensar em qual tipo de TPM se deseja implementar na empresa antes do início do programa é importante para garantir o seu sucesso.


Posts Em Destaque
Arquivo